top of page

compre pelo whatsapp

​"A Orquestra no Coração do Brasil"

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) foi eleita em 2015, pelo Guia da Folha de São Paulo, a terceira melhor orquestra do país. Rafaella Pessoa, artista visual que atuou como fotógrafa e designer da OFG, acompanhou de perto a ascensão e o amadurecimento desse trabalho, agora materializados neste livro.

Sob a batuta do britânico Neil Thomson, a orquestra assumiu uma proposta inovadora, apresentando obras nunca tocadas e formatos de concertos inusitados capazes de ir até onde o povo está. A artista visual selecionou cuidadosamente os momentos que traduzem a pluralidade e a história que constituíram a reputação e a excelência dessa orquestra, que se tornou um dos maiores tesouros culturais goianos.

Encontramos, neste livro, registros de concertos em várias cidades do país, parques, festivais de música alternativa, em igrejas, no Festival de Inverno de Campos do Jordão, na sala São Paulo e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o que revela a abertura para novas possibilidades que baliza o trabalho da orquestra. Esta proposta que acaba por desconstruir o caráter elitista vinculado à imagem de uma orquestra também se revela neste livro pelas imagens escolhidas por Rafaella. As fotografias selecionadas expressam o envolvimento de uma plateia diversa e registram a presença de grandes convidados e solistas de diferentes tradições.

 

​As expressões dos músicos ao executar seus instrumentos e como a luz do palco incide nesses artistas de forma dramática remetem à plasticidade barroca, linguagem artística pela qual Rafaella sempre esteve em busca. A artista visual se apoiou em quatro fatores fundamentais para que pudesse criar ensaios fotográficos capazes de comunicar o conceito da proposta artística das temporadas. A vivência do cotidiano dos músicos, o trabalho realizado em sintonia com a equipe de comunicação da orquestra, o Centro Cultural Oscar Niemeyer como cenário e a liberdade artística aliada ao uso de tecnologias como lightpainting se apresentaram como as ferramentas necessárias para essa criação. A seleção das imagens feita pela artista manifesta essa comunicação entre a sua linguagem artística e a expressividade estética da orquestra, reveladas em imagens que nos entregam poesia e emoção.

por Nádia Junqueira

bottom of page